Mulheres na Matemática - 6º EF - MARÇO

            
 

Na semana em que, especificamente no dia 8 de Março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, tivemos um trabalho de pesquisa envolvendo os alunos do sexto ano, que permite um olhar mais igualitário no que tange à questão de gênero quando se pensa em contribuição científica para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Tente você lembrar o nome de alguma pessoa que contribuiu para o desenvolvimento da matemática, da física ou qualquer outra área do conhecimento. Certamente apareceram nomes como Pitágoras, Issac Newton, Albert Einstein, Leonhard Euler e tantos outros. Contudo, será que não houve uma mulher que tenha tido importância a ponto de ser lembrada atualmente? O fato é que sim, elas existiram e suas contribuições permitiram a criação de muitas coisas do mundo atual assim como muitos trabalhos científicos que hoje tomamos como verdade.

A proposta do trabalho promoveu a pesquisa desses nomes, em seguida, fizemos uma roda de conversa onde os alunos apresentaram suas pesquisas e um aluno completava a fala do outro com fatos históricos, dados e imagens.

No pátio da nossa escola, próximo à entrada, ficarão expostas as pesquisas até o dia 06/04. Haverá um rodízio por conta do espaço.

Como extensão do assunto, temos dois livros, que podem ser encontrados na nossa biblioteca ou adquiridos externamente, e dois filmes, um para os responsáveis e outro para os alunos - CLIQUE AQUI.

Uma prévia do que poderá ser visualizado: