Portal Acadêmico - Acesso Restrito:
   
  Home > A Escola > O que Buscamos O QUE BUSCAMOS  


Nossa História

O que Buscamos

Como Buscamos

Como Avaliamos

Como Convivemos

Em Memória



>> HOME

 
   

       Missão Institucional

      Em sua Proposta Educacional, o Colégio São Vicente de Paulo assume as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e dos Bispos da América Latina. No ano de 1968, em Medellín, foi proposta uma educação capaz de questionar a realidade social existente, transformando-a numa convivência mais humana e democrática.

      Essa proposta foi depois confirmada nas reuniões das Conferências Episcopais que se seguiram. Na educação a missão evangelizadora da Igreja se traduz por uma postura libertadora, que vai muito além da transmissão de conteúdos, educando “para a transformação social”.

      A consciência do valor moral da liberdade e o empenho de cada um em harmonizar a liberdade de todos são ingredientes básicos para promover a justiça social.

      O curso da EJA, Educação de Jovens e Adultos, ministrado à noite, vai desde a alfabetização até o fim do Ensino Fundamental.

      Esta é uma das formas de o Colégio responder ao desafio de uma “educação para todos” e, ao mesmo tempo, de dar conseqüência aos ensinamentos de São Vicente no que diz respeito à atenção àqueles que são socialmente menos favorecidos.

      Uma das características do ambiente educacional do Colégio é o grande número de atividades culturais que se desenvolvem durante o ano escolar, como teatro, corais, rádio, revistas, excursões e programações dos Grêmios, além de atividades esportivas e pastorais e do Comitê Graúna de Ação da Cidadania.