EMPRÉSTIMOS
Moniquete* responde sobre os Empréstimos na Sala de Leitura!


Os empréstimos na Sala de Leitura estarão sendo encerrados em meados de novembro. Assim teremos tempo de arrumar o acervo, repondo os livros que ainda não retornaram para lá. Portanto, se o seu livro sumiu em uma nave alienígena, foi mordido por um cachorro, se jogou na banheira ou tem o seu paradeiro desconhecido... Não fique nervoso: ainda dá tempo de adquirir um novo e entregá-lo na Sala de Leitura, certo?

Está difícil encontrar o livro perdido?
A boa dica é navegar no site da Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br), um sebo online que tem muitos títulos, incluindo alguns esgotados no mercado, com um preço honesto e ainda entregam em casa! Mas se o livro perdido for um novinho em folha... Não tem jeito. É preciso adquirir um novo exemplar. As grandes livrarias também aceitam encomendas de livros fora do estoque deles.

Ah! Nós não aceitamos dinheiro para a compra dos livros perdidos.

Vale repor o livro com qualquer título?

Hummm... Algumas vezes o título pode ser substituído sim, mas nem sempre. Livros de coleção precisam ser substituídos pelo mesmo título e volume. O mesmo vale para os exemplares novos e os que têm apenas um exemplar no acervo. Nos demais casos, só pessoalmente eu posso dar um retorno.

Posso ficar com o livro até quando eu quiser?

O livro deve ser devolvido na aula seguinte, caso você estude no 2º ou 3º ano. O 4º e o 5º ano têm estudantes mais velhinhos que leem textos maiores mais rapidamente, porque são mais fluentes na leitura. Sendo assim, eles podem ficar até duas aulas seguidas com o livro. Em ambos os períodos, se for necessário, estende-se este prazo mais um pouquinho. Não se preocupe, vai dar tempo para saber o final da história, viu?

 

*Mônica Albertino, também conhecida como Moniquete, é a professora responsável pela Sala de Leitura e pelas Oficinas de Leitura do EF I no CSVP.