ENSINO FUNDAMENTAL II
LISTA DE LIVROS E MATERIAIS ESCOLARES
Ano letivo 2025
OBJETIVOS GERAIS
O Colégio São Vicente de Paulo (CSVP) adota, em sua organização curricular, os princípios contidos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), em que se indica a primazia das atividades pedagógicas que objetivem o desenvolvimento de competências, no que tange à constituição e à mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a fim de compreender e resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Ademais, em total consonância com o seu Projeto Político Pedagógico (PPP), o CSVP assume o compromisso de promover para seus alunos e alunas uma educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e originalidades, constituindo-se em um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, fortalecendo-se na prática incisiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.
A fim de dar concretude ao compromisso supramencionado, o CSVP vem desenvolvendo ações próprias e específicas, como a capacitação dos educadores, a sensibilização dos alunos, das alunas e de suas famílias para a promoção de uma educação de qualidade, a criação de uma equipe de apoio à inclusão, o desenvolvimento de materiais adaptados e estratégias diferenciadas, entre outros. Ainda nessa linha, as práticas do corpo docente vêm sendo atravessadas pelas competências socioemocionais.
As habilidades socioemocionais abrangem o conjunto de competências que cada pessoa desenvolve para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida. Essa abordagem permite ampliar a noção de aprendizagem, incluindo, no saber escolar, o desenvolvimento de inteligências interpessoal e intrapessoal, de forma que se possa propiciar um maior suporte aos alunos e às alunas, ajudando-lhes a se constituírem de forma singular, em seres pensantes, criativos, construtores de conhecimento, que saibam se relacionar consigo mesmos e com os outros, comprometidos na construção de um mundo melhor.
Tanto no que se refere à inclusão como à aprendizagem das habilidades socioemocionais, as ações se desdobram de forma específica por segmento, em consonância com o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos e alunas e com os objetivos da faixa etária em que eles se encontram. A implementação do trabalho acontece desde a formação dos educadores, passando pelo cuidado com as relações cotidianas, até atividades próprias da sala de aula.
Nesse segmento escolar, deve-se retomar e ressignificar as aprendizagens realizadas nos anos iniciais no contexto das diferentes áreas, propondo-se o aprofundamento e a ampliação de repertórios dos alunos e alunas, fortalecendo a autonomia dos adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.
Portanto, objetiva-se estimular, cada vez mais, a reflexão e a análise detalhada, visando à promoção e à ampliação de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais, incorporando as novas linguagens e seus modos de funcionamento, desvendando possibilidades de comunicação (e também de manipulação), educando para usos mais democráticos das tecnologias e para uma participação mais consciente na cultura digital.
NOSSOS DIFERENCIAIS
O CSVP objetiva contribuir para o delineamento do projeto de vida dos alunos e das alunas por meio do estabelecimento de um processo de reflexão sobre o que cada adolescente quer ser no futuro, e de planejamento de ações para construir esse futuro, configurando-se uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.
Destarte, a grade curricular desse segmento é vivificada por meio da valorização de atividades diversificadas para o desenvolvimento dos estudantes, em graus diversos e crescentes, que estimulam a autonomia dos adolescentes e contribuem para o seu compromisso com a promoção humana.
Com a proximidade do Ensino Médio, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental são estimulados a ter uma compreensão maior do encerramento de um ciclo e pensar no início de uma nova etapa escolar. Nesta etapa de sua escolaridade, passam a ter contato com a Física e com a Química, como disciplinas distintas; com Design Thinking – ferramenta com abordagem colaborativa para a resolução de problemas – a partir das agências de criação; com avaliação diagnóstica e com atividades coletivas promovidas pela escola e/ou pelo Grêmio dos Alunos do 9º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
PROJETOS E TRABALHOS DE CAMPO
Destarte, a grade curricular desse segmento é vivificada por meio da valorização de atividades diversificadas para o desenvolvimento dos estudantes, em graus diversos e crescentes, que estimulam a autonomia dos adolescentes e contribuem para o seu compromisso com a promoção humana.
Destacam-se:
- Estudo do Meio (trabalhos de campo interdisciplinares);
- Projeto Jornal: Vozes Verbais (crítica: Fake News);
- Projeto Curta Metragem (a partir da releitura de contos);
- Projeto Fotonovela Antígona;
- Projeto “Entre”: identidade e relação com o outro;
- Projeto Vulnerabilidade: drogas e sexualidade;
- Ciranda de Livros;
- Manhã Literária;
- Projeto Horta Vicentina;
- Orientação de Estudos;
- Monitorias de Apoio – Organização de estudo e apoio pedagógico;
- Jogos Vicentinos;
- Festa Junina;
- Projeto Pintura no Muro – Intervenção artística dos alunos nos espaços do CSVP;
- Projeto Jogos Matemáticos;
- Participação em Olimpíadas: OBMEP e CANGURU;
- Feira de Cultura e Compromisso Social (FCC);
- Projeto Jogos Cooperativos;
- Atividades de Integração (na turma, entre turmas e entre séries);
- Show de Talentos;
- Mostra de Artes Visuais e Musicais (MAVM);
- Participação dos Projetos Sociais como voluntários;
- Domingão Vicentino;
- Encontro da Família Vicentina;
Encontro das Famílias do São Vicente; - Simulação Internacional de São Vicente (SISV);
- Projeto Agências de Criação;
- Mesa Redonda de Profissões;
- Momento Político promovido pelo Grêmio;
- Momento Cultural promovido pelo Grêmio;
- Festival de Música e Sarau;
- Colaboração com o Projeto da Ong Teto;
- Projeto de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais;
- Apoio aos alunos em situação de inclusão.