ENSINO FUNDAMENTAL I

Calendários por série/ano

LISTA DE LIVROS E MATERIAIS ESCOLARES

Quadro de horário 2024


OBJETIVOS GERAIS

O Colégio São Vicente de Paulo (CSVP) adota, em sua organização curricular, os princípios contidos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), em que se indica a primazia das atividades pedagógicas que objetivem o desenvolvimento de competências, no que tange à constituição e à mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a fim de compreender e resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Ademais, em total consonância com o seu Projeto Político Pedagógico (PPP), o CSVP assume o compromisso de promover para seus alunos e alunas uma educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e originalidades, constituindo-se em um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, fortalecendo-se na prática incisiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.

A fim de dar concretude ao compromisso supramencionado, o CSVP vem desenvolvendo ações próprias e específicas, como a capacitação dos educadores, a sensibilização dos alunos, das alunas e de suas famílias para a promoção de uma educação de qualidade, a criação de uma equipe de apoio à inclusão, o desenvolvimento de materiais adaptados e estratégias diferenciadas, entre outros. Ainda nessa linha, as práticas do corpo docente vêm sendo atravessadas pelas competências socioemocionais.

As habilidades socioemocionais abrangem o conjunto de competências que cada pessoa desenvolve para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida. Essa abordagem permite ampliar a noção de aprendizagem, incluindo, no saber escolar, o desenvolvimento de inteligências interpessoal e intrapessoal, de forma que se possa propiciar um maior suporte aos alunos e às alunas, ajudando-lhes a se constituírem de forma singular, em seres pensantes, criativos, construtores de conhecimento, que saibam se relacionar consigo mesmos e com os outros, comprometidos na construção de um mundo melhor.

Tanto no que se refere à inclusão como à aprendizagem das habilidades socioemocionais, as ações se desdobram de forma específica por segmento, em consonância com o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos e alunas e com os objetivos da faixa etária em que eles se encontram. A implementação do trabalho acontece desde a formação dos educadores, passando pelo cuidado com as relações cotidianas, até atividades próprias da sala de aula.

Nesse segmento escolar, em plena articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil, faz-se necessário cuidar para que se efetive a progressiva sistematização dessas experiências, paralelamente ao desenvolvimento, pelos alunos e pelas alunas, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Os dois primeiros anos do Ensino Fundamental, em sua ação pedagógica, objetivam a alfabetização, garantindo amplas oportunidades para que os alunos e as alunas se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.

Em seguida, contempla-se um processo de aprendizagem com foco maior tanto na excelência acadêmica, quanto na formação humana. Priorizam-se, pois, o desenvolvimento de atividades que visam a conhecer, a vivenciar, a analisar, a refletir e a agir sobre a realidade, estimulando-se a autonomia, a criatividade, a construção da autoconfiança, da autoestima e das diversas formas de expressão pela organização do trabalho autoral. Também é primazia a compreensão de normas e os interesses pela vida social, assegurando aos alunos e às alunas um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas.

PROJETOS E TRABALHOS DE CAMPO

Considerando-se que o percurso formativo deve ser fomentado por um clima em que crianças se sintam aceitas e valorizadas como seres curiosos e coerentes, priorizamos na prática pedagógica:

a essencialidade do acompanhamento pessoal ao aluno e à aluna, sendo a parceria família/escola fundamental para potencializar a qualidade do trabalho pedagógico e da educação em valores;
o desenvolvimento de projetos sociais, pedagógicos, como a Feira da Cultura e Compromisso Social e o Encontro da Família do São Vicente, e trabalhos de campo com o objetivo de proporcionar às crianças experiências de valorização da vida em todas as suas manifestações e da tomada de consciência de nossa responsabilidade pelo planeta, com sua imensa biodiversidade;
a criação de oportunidades de interação das dimensões do aprender, do pensar, do sentir, do saber, do ser, do julgar, do agir e do compartilhar, desenvolvendo, desta maneira, uma aprendizagem significativa que permita adquirir, além das capacidades cognitivas próprias desse processo, as competências e habilidades fundamentais para o exercício da cidadania;
a formação de leitores e leitoras por meio de atividades desenvolvidas na Sala de Leitura, além da Manhã das Letras e da Ciranda de Livros;
o desenvolvimento de práticas investigativas no Laboratório de Ciências;
a Educação Financeira, por meio do projeto “Direitos Humanos e Sustentabilidade”;
a formação para a competitividade de forma ética por meio de Jogos Vicentinos, Jogos Cooperativos e a participação em olimpíadas de Matemática;
a estimulação de valores culturais e artísticos, promovendo eventos como Manhã Musical, Pintura no Muro, Projeto Escritor Mirim e Tarde de Autógrafos, Manhã Cultural, Show de Talentos e Festa Junina;
o exercício da cidadania, proporcionando a participação em ações sociais e políticas, como a representação de turmas e o Mini Grêmio.

Revista A Chama 113

Lista de Livros e Materiais Escolares – 2024