ENSINO MÉDIO

LISTA DE LIVROS E MATERIAIS ESCOLARES

Ano letivo 2025

Quadro de horário 2024


Quadro de horário 2024


OBJETIVOS GERAIS

O Colégio São Vicente de Paulo (CSVP) adota, em sua organização curricular, os princípios contidos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), em que se indica a primazia das atividades pedagógicas que objetivem o desenvolvimento de competências, no que tange à constituição e à mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a fim de compreender e resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Ademais, em total consonância com o seu Projeto Político Pedagógico (PPP), o CSVP assume o compromisso de promover para seus alunos e alunas uma educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e originalidades, constituindo-se em um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, fortalecendo-se na prática incisiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.

A fim de dar concretude ao compromisso supramencionado, o CSVP vem desenvolvendo ações próprias e específicas, como a capacitação dos educadores, a sensibilização dos alunos, das alunas e de suas famílias para a promoção de uma educação de qualidade, a criação de uma equipe de apoio à inclusão, o desenvolvimento de materiais adaptados e estratégias diferenciadas, entre outros. Ainda nessa linha, as práticas do corpo docente vêm sendo atravessadas pelas competências socioemocionais.

As habilidades socioemocionais abrangem o conjunto de competências que cada pessoa desenvolve para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida. Essa abordagem permite ampliar a noção de aprendizagem, incluindo, no saber escolar, o desenvolvimento de inteligências interpessoal e intrapessoal, de forma que se possa propiciar um maior suporte aos alunos e às alunas, ajudando-lhes a se constituírem de forma singular, em seres pensantes, criativos, construtores de conhecimento, que saibam se relacionar consigo mesmos e com os outros, comprometidos na construção de um mundo melhor.

Tanto no que se refere à inclusão como à aprendizagem das habilidades socioemocionais, as ações se desdobram de forma específica por segmento, em consonância com o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos e alunas e com os objetivos da faixa etária em que eles se encontram. A implementação do trabalho acontece desde a formação dos educadores, passando pelo cuidado com as relações cotidianas, até atividades próprias da sala de aula.

Nesse segmento escolar, considerando-se a existência de muitas juventudes, o CSVP, sendo um espaço de acolhimento das diversidades, se organiza, intencionalmente e permanentemente, de modo a garantir aos alunos e às alunas o protagonismo de seus processos de escolarização e de aprendizagem, assegurando-lhes uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita-lhes definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.

Para tal, assume-se o compromisso de apresentar o mundo como campo aberto para investigação e intervenção quanto a seus aspectos políticos, sociais, produtivos, ambientais e culturais, de modo que alunos e alunas se sintam estimulados a equacionar e resolver questões legadas pelas gerações anteriores – e que se refletem nos contextos atuais –, abrindo-se criativamente para o novo.

NOSSOS DIFERENCIAIS

Desenvolvimento de projetos que garantam aos alunos e às alunas a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, promovendo a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, visando a uma formação integral, em consonância com princípios vicentinos.

As ações pedagógicas planejadas contemplam uma sólida base acadêmica, estimuladora de raciocínio lógico, de leitura e de interpretação dos diferentes fenômenos sociais, econômicos, científicos, culturais, ecológicos e da expressão oral e escrita, com argumentações coerentes e claras para um eficiente processo de comunicação.

PROJETOS E TRABALHOS DE CAMPO

Os projetos e as atividades são estruturados na perspectiva da formação humana para a intervenção na sociedade e, consequentemente, para a construção de uma cultura de justiça, de esperança e de paz, tais como

Destacam-se:

  • Trabalhos de campo;
  • Ciranda de Leitura;
  • Orientação de Estudos;
  • Apoio Pedagógico no contraturno com monitores;
  • Monitoria dos alunos do segundo ano do Ensino Médio ministrada aos alunos da EJA do Colégio;
  • Jogos Vicentinos;
  • Encontro da Família Vicentina;
  • Domingão Vicentino;
  • Festa Junina;
  • Pintura no Muro;
  • OBMEP e CANGURU – Olimpíadas externas de Matemática;
  • Olimpíada de Astronomia e de Física (externa);
  • Mesa Redonda de Profissões;
  • Momento Político promovido pelo Grêmio;
    Momento Cultural promovido pelo Grêmio;
  • Feira de Cultura e de Compromisso Social;
  • Festival de Música e Sarau;
  • Colaboração e participação no Projeto da Ong Teto;
  • Projeto de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais;
  • Apoio aos alunos em situação de inclusão;
  • Simulações São Vicente (SISV) ;
  • Coral SVEM e SVAC;
  • Teatro Artes Cênicas;
  • Extensão de Ensino Médio para desenvolvimento de competências em diferentes áreas do conhecimento, visando à escolha profissional e ao projeto de vida;
  • Simulados;
  • Rodas de Conversas sobre Comportamentos de Risco, com alunos e pais;
  • PROVOC ( Programa de Vocação Científica);
  • CBPF (Conselho Brasileiro de Pesquisas Físicas);
  • Apoio ao Projeto de Vida;
  • Apoio à escolha profissional;
  • Escolha de atividade de artes: Mídia, Teatro, Artes Plásticas, Música;
  • Inglês e Espanhol na grade curricular;
  • Aula de Química em Laboratório
    Iniciação à Pesquisa Científica.

MURAL DE VESTIBULARES

Públicas

Calendário 2024 - 1° Ano Ensino Médio

Calendário 2024 - 2° Ano Ensino Fundamental

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