ENSINO MÉDIO
LISTA DE LIVROS E MATERIAIS ESCOLARES
Ano letivo 2025
OBJETIVOS GERAIS
O Colégio São Vicente de Paulo (CSVP) adota, em sua organização curricular, os princípios contidos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), em que se indica a primazia das atividades pedagógicas que objetivem o desenvolvimento de competências, no que tange à constituição e à mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a fim de compreender e resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Ademais, em total consonância com o seu Projeto Político Pedagógico (PPP), o CSVP assume o compromisso de promover para seus alunos e alunas uma educação voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e originalidades, constituindo-se em um espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, fortalecendo-se na prática incisiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.
A fim de dar concretude ao compromisso supramencionado, o CSVP vem desenvolvendo ações próprias e específicas, como a capacitação dos educadores, a sensibilização dos alunos, das alunas e de suas famílias para a promoção de uma educação de qualidade, a criação de uma equipe de apoio à inclusão, o desenvolvimento de materiais adaptados e estratégias diferenciadas, entre outros. Ainda nessa linha, as práticas do corpo docente vêm sendo atravessadas pelas competências socioemocionais.
As habilidades socioemocionais abrangem o conjunto de competências que cada pessoa desenvolve para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida. Essa abordagem permite ampliar a noção de aprendizagem, incluindo, no saber escolar, o desenvolvimento de inteligências interpessoal e intrapessoal, de forma que se possa propiciar um maior suporte aos alunos e às alunas, ajudando-lhes a se constituírem de forma singular, em seres pensantes, criativos, construtores de conhecimento, que saibam se relacionar consigo mesmos e com os outros, comprometidos na construção de um mundo melhor.
Tanto no que se refere à inclusão como à aprendizagem das habilidades socioemocionais, as ações se desdobram de forma específica por segmento, em consonância com o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos e alunas e com os objetivos da faixa etária em que eles se encontram. A implementação do trabalho acontece desde a formação dos educadores, passando pelo cuidado com as relações cotidianas, até atividades próprias da sala de aula.
Nesse segmento escolar, considerando-se a existência de muitas juventudes, o CSVP, sendo um espaço de acolhimento das diversidades, se organiza, intencionalmente e permanentemente, de modo a garantir aos alunos e às alunas o protagonismo de seus processos de escolarização e de aprendizagem, assegurando-lhes uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita-lhes definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.
Para tal, assume-se o compromisso de apresentar o mundo como campo aberto para investigação e intervenção quanto a seus aspectos políticos, sociais, produtivos, ambientais e culturais, de modo que alunos e alunas se sintam estimulados a equacionar e resolver questões legadas pelas gerações anteriores – e que se refletem nos contextos atuais –, abrindo-se criativamente para o novo.
NOSSOS DIFERENCIAIS
Desenvolvimento de projetos que garantam aos alunos e às alunas a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, promovendo a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, visando a uma formação integral, em consonância com princípios vicentinos.
As ações pedagógicas planejadas contemplam uma sólida base acadêmica, estimuladora de raciocínio lógico, de leitura e de interpretação dos diferentes fenômenos sociais, econômicos, científicos, culturais, ecológicos e da expressão oral e escrita, com argumentações coerentes e claras para um eficiente processo de comunicação.
PROJETOS E TRABALHOS DE CAMPO
Os projetos e as atividades são estruturados na perspectiva da formação humana para a intervenção na sociedade e, consequentemente, para a construção de uma cultura de justiça, de esperança e de paz, tais como
Destacam-se:
- Trabalhos de campo;
- Ciranda de Leitura;
- Orientação de Estudos;
- Apoio Pedagógico no contraturno com monitores;
- Monitoria dos alunos do segundo ano do Ensino Médio ministrada aos alunos da EJA do Colégio;
- Jogos Vicentinos;
- Encontro da Família Vicentina;
- Domingão Vicentino;
- Festa Junina;
- Pintura no Muro;
- OBMEP e CANGURU – Olimpíadas externas de Matemática;
- Olimpíada de Astronomia e de Física (externa);
- Mesa Redonda de Profissões;
- Momento Político promovido pelo Grêmio;
Momento Cultural promovido pelo Grêmio; - Feira de Cultura e de Compromisso Social;
- Festival de Música e Sarau;
- Colaboração e participação no Projeto da Ong Teto;
- Projeto de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais;
- Apoio aos alunos em situação de inclusão;
- Simulações São Vicente (SISV) ;
- Coral SVEM e SVAC;
- Teatro Artes Cênicas;
- Extensão de Ensino Médio para desenvolvimento de competências em diferentes áreas do conhecimento, visando à escolha profissional e ao projeto de vida;
- Simulados;
- Rodas de Conversas sobre Comportamentos de Risco, com alunos e pais;
- PROVOC ( Programa de Vocação Científica);
- CBPF (Conselho Brasileiro de Pesquisas Físicas);
- Apoio ao Projeto de Vida;
- Apoio à escolha profissional;
- Escolha de atividade de artes: Mídia, Teatro, Artes Plásticas, Música;
- Inglês e Espanhol na grade curricular;
- Aula de Química em Laboratório
Iniciação à Pesquisa Científica.