No CSVP, a tradição e a inovação não são apenas palavras, são os pilares que sustentam nossa missão educacional. Desde sua fundação, o Colégio São Vicente de Paulo tem sido um exemplo de vanguarda e pioneirismo.
Construído em 1959, o CSVP já reunia elementos arquitetônicos inovadores, refletindo nossa visão de um ambiente educacional que está sempre em evolução. Antes mesmo da formação contínua ser um conceito disseminado, experimentamos uma vivência de comunidade aprendiz, um espaço com capacidade permanente de mutação.
Além disso, o CSVP sempre esteve à frente de seu tempo quando se trata de sustentabilidade, democratização do conhecimento e inclusão. Enquanto muitos ainda não discutiam sobre ESG, nós já defendíamos os conceitos que hoje são fundamentais para a sociedade.
Um aspecto que nos singulariza é a maneira como trabalhamos com dois conceitos de tradição: a grande e a pequena. A pequena tradição é moldável, adaptável aos novos tempos, acompanha as mudanças de hábitos e comportamentos. Podemos dizer que a inovação reside na capacidade de mexer nas pequenas tradições. Já a grande tradição precisa ser preservada, pois inclui conceitos essenciais, como respeito e responsabilidade. Reconhecemos que as duas formas podem e precisam caminhar juntas.
Acreditamos que a inovação se constrói a partir da experiência. Temos um compromisso com a inovação, mas sem romper com a tradição. Entendemos que a inovação se baseia no aprendizado, no conhecimento acumulado, no poder de análise e na transformação constante. Com isso, estamos sempre um passo à frente, prontos para atender às novas necessidades da sociedade, moldar o futuro da educação e ajudar a formar agentes de transformação social.
Por isso, podemos dizer que o CSVP combina com tradição e inovação!