CORAL
são vozes
Apresentação
O Coral São Vozes iniciou suas atividades em 2006, no Colégio São Vicente de Paulo no Cosme Velho, Rio de Janeiro.
O coro se formou devido aos inúmeros pedidos de pais de alunos, ex-alunos, professores e demais membros da comunidade do colégio que queriam participar das atividades do canto coral. Este coro foi criado com o objetivo de viabilizar o canto para quem nunca se arriscou na atividade. É um coro de vozes iguais, portanto, usa o charme e a graça de suas componentes, apenas mulheres, para trabalhar arranjos em uníssono, duas ou três vozes. Desde sua criação, o coral faz participações em shows dentro do colégio e se juntou a outros grupos para realizar os shows CHICO BUARQUE – MODÉSTIA À PARTE e D’ÁFRICA. Além disso, foi convidado para vários encontros de coros pelo Rio de Janeiro. Em 2018 experimentou com sucesso, os palcos de importantes Teatros da nossa cidade, como Solar de Botafogo e no Teatro Ipanema.
Tradicionalmente, o São Vozes se junta aos demais corais do colégio no final do ano para mostrar ao público os benefícios do canto coral. O coro é regido por Danilo Frederico que atua também como preparador vocal do grupo. Leo de Freitas é o pianista do grupo desde 2014 e, a partir de 2018, Patrícia Costa também assina oficialmente a direção cênica.
Finalidade do Curso
A atividade de canto coral visa desenvolver a percepção musical, aprimorar a técnica vocal e ampliar o repertório. Outros objetivos incluem a socialização, reconhecimento das próprias características vocais, compreensão da importância do trabalho em equipe.
Além disso, visto que a atividade ocorre com contato direto com a partitura, pode-se incluir como objetivo subjacente a familiarização do coralista com princípios básicos de teoria, leitura e escrita musical. Destaque-se também o incentivo ao lúdico, com a descoberta do prazer de cantar.
Nas aulas, uma primeira parte é dedicada a técnica vocal e uma segunda parte de trabalho e aprofundamento do repertório. O entendimento básico que permeia a atividade é de que o cantor utiliza a musculatura corporal como um todo integrado para a produção do som. Para todos os grupos são abordados princípios básicos de técnica vocal, envolvendo a respiração, articulação, fonação, projeção, entre outros.
Lista de Material
- Pasta com elástico para partituras
CORAL SÃO VOZES
Professor: Danilo Frederico
danilofredi@gmail.com
Celular/WhatsApp:
(21) 99657-0687
Feminino Adultos:
Mães, Ex-alunas, Professoras e Amigas da comunidade)
Vagas por turma:
Mínimo 10 / Máximo 40 – (CorASV)
Horário:
QUA – 19h às 21h
Local:
em breve
Início:
em breve
Local: SALA DE MÚSICA SUSTENIDO
Valor: R$240,00
Diretamente com a professora