HORÁRIO AMPLIADO
INTEGRAL/ESTENDIDO
INTEGRAL/ESTENDIDO
Objetivo do Trabalho do INTEGRAL/ESTENDIDO
Horário Ampliado Objetivo do Trabalho do INTEGRAL/ESTENDIDO Proporcionar atividades pedagógicas com a orientação de professores. No horário Estendido, são realizadas atividades diversificadas. No horário Integral, também ocorre a orientação dos deveres de casa.
Sobre as opções de matrícula e carga horária:
Os estudantes podem optar entre duas opções de matrícula: 5 dias semanais ou 3 dias semanais. A escolha afeta a carga horária de cada disciplina, sendo maior no formato de 5 dias e reduzida no de 3 dias.
Todos os estudantes, independentemente da modalidade escolhida, têm acesso a todas as atividades e modalidades do programa, garantindo uma experiência completa e enriquecedora.
INTEGRAL
Estudantes entram às 8h.
Neste primeiro horário, realizam as tarefas de casa durante o período de tutoria, com acompanhamento pedagógico.
Após o período de tutoria, os Estudantes fazem uma colação e posteriormente seguem para as atividades complementares do período estendido.
INTEGRAL
Estudantes entram às 8h.
Neste primeiro horário, realizam as tarefas de casa durante o período de tutoria, com acompanhamento pedagógico.
Após o período de tutoria, os Estudantes fazem uma colação e posteriormente seguem para as atividades complementares do período estendido.
ATIVIDADES
ESTENDIDO 5X
Inglês: todos os dias
Projetos: 3 vezes por semana
Educação esportiva: 3 vezes por semana
Robótica: 2 vezes por semana
Fazendo Arte: 2 vezes por semana
ESTENDIDO 3X
Inglês: todos os dias
Projetos: 1 vez por semana
Educação esportiva: 2 vezes por semana
Robótica: 1 vez por semana
Fazendo Arte: 1 vez por semana
DINÂMICA DE HORÁRIOS
Sobre a dinâmica de horários
É importante que as famílias estejam cientes da organização do período integral:
Entrada e acolhida
Os estudantes do horário integral entram às 8h. Após a acolhida, dirigem-se à tutoria, onde recebem orientação para realizar suas tarefas e exercícios de casa.
Colação
Às 9h15, os estudantes são encaminhados ao refeitório para a colação.
Chegada do horário estendido
Os estudantes do horário estendido chegam às 9h30.
Início das atividades
Às 9h45, os estudantes do integral e do estendido iniciam as atividades do dia, que consistem em três aulas com duração de 45 minutos cada.
Almoço e higiene
Após o término das aulas, todos seguem para o refeitório para o almoço. Em seguida, realizam a higiene bucal.
Preparação para o turno regular
Após o almoço, os estudantes podem escolher entre aguardar o início das aulas regulares na sala de jogos ou na sala de descanso, conforme sua preferência.
CONHECENDO AS ATIVIDADES
TUTORIA
(Apenas para estudantes do Integral)
A realização das tarefas de casa ocorre de forma coletiva, com um compromisso firme com a qualidade do ensino e do aprendizado.
O acompanhamento dos estudantes é alinhado com a equipe do ensino regular, por meio do compartilhamento de informações sobre o desenvolvimento individual de cada estudante.
Embora o atendimento seja coletivo, o processo inclui mediações individualizadas para atender às necessidades específicas de cada estudante.
PROJETOS
Nesta aula, temas atuais e desafiadores são apresentados e discutidos com o objetivo de desenvolver habilidades como comunicação, colaboração, pensamento crítico e competências socioemocionais.
As atividades promovem o crescimento dos estudantes e servem como ponto de partida para projetos pedagógicos em outras disciplinas, ampliando sua experiência educacional.
LÍNGUA INGLESA
As aulas de língua inglesa oferecidas no horário estendido do Colégio São Vicente de Paulo combinam ensino, diversão e eficiência, explorando as principais habilidades das crianças.
As atividades são planejadas de acordo com a faixa etária dos estudantes, seguindo diretrizes curriculares reconhecidas internacionalmente para o ensino de inglês.
O curso desenvolve as quatro habilidades linguísticas – fala, escuta, leitura e escrita – em alinhamento com aspectos culturais de diferentes países onde o inglês é a língua materna, proporcionando uma experiência rica
e abrangente
ROBÓTICA
A robótica educacional é projetada para introduzir conceitos de eletrônica e mecânica de forma lúdica e criativa.
As atividades estimulam o raciocínio lógicomatemático em diferentes contextos. Cada projeto começa com a apresentação de um tema, seguido do registro das ideias e dos circuitos necessários para sua construção.
Nas aulas seguintes, os estudantes colocam seus projetos em prática e, ao final, levam suas construções para casa, trabalhando
em duplas para fortalecer o aprendizado colaborativo.
FAZENDO ARTE
As aulas de Fazendo Arte têm como objetivo incentivar a inventividade, a criatividade e as conexões dos estudantes, tanto entre si quanto com o mundo ao seu redor.
Esse espaço de experimentação é guiado por uma prática de criação coletiva que respeita o tempo e os interesses de cada turma.
As atividades incluem jogos teatrais, brincadeiras, contação de histórias, criações coletivas, artes visuais e experimentos sensoriais, promovendo o desenvolvimento corporal e expressivo dos estudantes de forma lúdica.
EDUCAÇÃO ESPORTIVA
As atividades de Educação Esportiva têm como foco a inclusão dos estudantes na prática de esportes de forma saudável e lúdica, sempre com objetivos claros: o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor.
As aulas são realizadas em espaços convidativos e seguros, utilizando materiais diversos e atraentes, o que torna a experiência dinâmica e enriquecedora.
Além de estimular a aprendizagem, essas atividades proporcionam momentos de alegria e satisfação para os estudantes, fortalecendo sua relação com o esporte e o movimento
FORMAÇÃO DAS TURMAS
A formação das turmas é realizada com cuidado, considerando o grupamento dos estudantes para que estejam alinhados em afinidades e no nível de proficiência esperado para cada fase.
A composição multisseriada das turmas enriquece o processo de aprendizado, ao explorar o potencial sociointeracional.
Nesse formato, os estudantes colaboram na resolução de problemas, o que promove a responsabilidade coletiva e fortalece a habilidade de trabalhar em equipe.
DEVOLUTIVAS E COMUNICAÇÃO
Acompanhamos de perto o crescimento de cada estudante! A cada semestre, oferecemos às famílias um panorama dos trabalhos desenvolvidos através de um relatório de atividades.
Para um acompanhamento ainda mais personalizado, agendamos encontros individuais com pais, mães e responsáveis, em que podemos conversar sobre os
progressos e desafios de cada estudante.
Ao longo do ano letivo, promovemos diversos eventos, como feiras e oficinas, que unem a escola, os estudantes e as famílias em um ambiente de aprendizado e troca.
Acreditamos que essa parceria é fundamental para o sucesso de todos!”
MATRÍCULA
A matrícula para o integral/ estendido está disponível para os Alunos do 1° ao 5° Ano do Ensino Fundamental matriculados no Colégio São Vicente;
Os valores informados no TERMO DE ADESÃO não estão inclusos os valores da alimentação;
Alimentação deverá ser contrata com o parceiro do colégio através do e-mail: nutricaocsvp@gmail.com;
Após o preenchimento e assinatura do Termo de Adesão o Responsável
financeiro deverá enviar para o e-mail: cobranca@csvp.g12.br.Após o recebimento do Termo o boleto será enviado para o e-mail Responsável financeiro;
Informamos que, o Responsável financeiro do Termo de Adesão do integral/estendido, deverá ser o mesmo Responsável financeiro do Contrato Educacional.